A metodologia PECS (Picture Exchange Communication System) foi desenvolvida em 1985 e é utilizada para estabelecer uma comunicação com pessoas com autismo e outros déficits de comunicação.
A atividade desenvolvida na SRM tem como objetivo primordial estabelecer uma comunicação com alunos com diagnostico de TGD/TEA. Primeiramente a professora da SRM fará um levantamento das preferências do aluno e em seguida construirá fichas com imagens de tais preferências que posteriormente serão apresentadas e oferecidas ao aluno. Lentamente o professor vai trabalhando a possibilidade do aluno pegar a ficha,iniciando assim uma comunicação. No decorrer da atividade o grau de dificuldade será aumentado,ao ponto de se manter sempre uma comunicação.
"Na fase 1,ensina os alunos a iniciarem uma comunicação desde o início pela troca de uma única imagem,de um item altamente desejado; na fase 2,ensina os alunos a serem persistentes e comunicadores,para procurar de forma ativa suas imagens e encaminharem-se a alguém a fim de fazer um pedido; na fase 3,ensina os alunos a discriminar as imagens e a selecionar a imagem que representa o item desejado; na fase 4,ensina os alunos a usar a estrutura de frases sob a forma de "eu quero..."; na fase 5, ensina a responder a questão "o que você quer"; na fase 6,ensina os alunos a comentar as coisas no seu ambiente,através de respostas espontâneas para cada questão." (Bez,2014)
Virginia, é bem interessante, vou iniciar a pesquisa com meus alunos para criar as fichas, um material simples e necessário para o atendimento,amei a dica. Bjos
ResponderExcluirMuito criativa essa metodologia: PECS, desenvolvida para estabelecer uma comunicação com pessoas com autismo e outros déficits de comunicação.
ResponderExcluirVigínia, gostei de conhecer e melhor vai ser, quando eu utilizar com meus alunos!
Obrigada e parabens pela bela postagem!
Gostei muito da postagem no seu blog. A metodologia PECS é uma ótima alternativa de comunicação para alunos com TGD/TEA e favorece na interação com os demais.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Virgínia pela postagem, pois este é um recurso que ajudará bastante no desenvolvimento da comunicação e interação dos alunos com TGD, vou copiar a sua ideia e desenvolver com o meu aluno. abraço!!!
Excluir