REFLEXÕES SOBRE CURSO A DISTÂNCIA
A medida em que a tecnologia avança,o
curso on-line avança também e sua abrangência vai desde a educação infantil até
a pós-graduação. Contudo, na perspectiva virtual é preciso que tenhamos
educadores/cursistas comprometidos, amadurecidos,curiosos,questionadores,inovadores,dispostos
a aprender e apreender,que dialoguem,troquem idéias,enfim,estejam abertos a
novos conhecimentos.
A educação on-line conta ainda com
muitos desafios, como por exemplo a abrangência em capacitações de professores
em todo Brasil. Mas, a medida em que avança,os desafios são superados: “essas
situações,nos obrigam a pensar em processos pedagógicos que compatibilizem a
preparação de material e atividades adequadas,a integração de vários tipos de
profissionais envolvidos (professores autores,professores
orientadores,professores assistentes e tutores) a combinação de tempo real e em
momentos diferentes,as avaliações presenciais e a distância. Um outro desafio
que Moran cita é definir uma metodologia adequada para cada tipo de curso
on-line,pois como se trabalha a distância,requer diferentes planejamentos e
equipes pedagógicas competentes.
A grande dificuldade na aceitação da
educação on-line, é que somos frutos de uma educação tradicional, onde a sala
de aula tem um grande peso e o professor é visto como o “detentor do
conhecimento” e expositor do conteúdo,onde o aluno senta,ouve e “aprende”, como
diz o autor: “o modelo cultural e burocrático predominante nas organizações
educacionais exercem também um peso avassalador na inércia frente as
necessidades de inovar. Tudo é planejado ou decidido de cima para baixo. Os
prédios,os currículos,a contratação de professores são feitos em função do
atrelamento (muitas vezes,confinamento) a sala de aula.
O autor não descarta o ensino
convencional, tão pouco a presença do professor e aluno em sala de aula.
Contudo ressalta que com o avanço das novas tecnologias e o agito da vida
urbana,a educação a distância vem crescendo e atendendo as necessidades desse
“novo aluno”. E é nesse ambiente virtual que ele, o aluno, fará sua organização
do tempo que dispõe e podendo assim acessá-lo a qualquer momento
“compatibilizando-o com as demais atividades pessoais e profissionais.”
Ana
Virginia Barreto de Pontes Diniz.
Parabéns, Virginia! Tenho certeza que seu empenho e dedicação trará para este blog tudo que nos poderá ajudar nessa linda tarefa de fazer a inclusão acontecer! Um grande abraço!
ResponderExcluirRegina Daucia
Grata Daucia! Obg pela força! Bjim!
Excluir