sábado, 25 de maio de 2013





O filme conta a história de uma criança que tem dislexia e sofre bastante com os estigmas,na família e principalmente na escola. Quando tudo parece perdido,eis que surge um professor que irá mudar a vida desse garoto,dando um resignificado a escola em sua vida. O filme retrata,principalmente,a importância de um professor que tenha o olhar voltado a inclusão e de como temos esse recurso em nossas mãos: transformar a vida desses pequenos. Vale a pena assistir!

Vídeos sobre Tecnologias

Assisti os vídeos todos os vídeos recomendados nessa 5a semana,contudo dois deles me chamaram atenção. Help Desk, com uma pitada de humor,o vídeo faz uma alusão ao computador, mostra a dificuldade que temos em manusea-lo e deixa bem claro que é necessário experimentar,mexer,cutucar,só assim o "dominaremos". Shift Happens me deixou impressionada com a velocidade do mundo digital e como a globalização trouxe para nossas vidas esse universo. É preciso acompanhar esse processo,caso contrário sermos os "excluídos digitais".Help Desk

A Escola Comum Inclusiva

No artigo A hora da virada,Maria Tereza Eglér Mantoan faz um breve histórico da Educação Especial no Brasil,tratando questões específicas sobre a necessidade de uma escola inclusiva e a transformação da mesma. Com o olhar voltado as necessidades do aluno "especial",a autora diz que se faz urgente uma escola que ofereça a esse aluno condições de aprender. Vale a pena conferir o texto com o objetivo de romper paradigmas e analisar a prática pedagógica que vivenciamos em nossas escolas,na perspectiva de avançarmos juntamente com a escola inclusiva que almejamos. https:­/­/­institutoconscie­ncia.­websiteseguro.­com

Reflexões sobre o curso a distância.

REFLEXÕES SOBRE CURSO A DISTÂNCIA


          A medida em que a tecnologia avança,o curso on-line avança também e sua abrangência vai desde a educação infantil até a pós-graduação. Contudo, na perspectiva virtual é preciso que tenhamos educadores/cursistas comprometidos, amadurecidos,curiosos,questionadores,inovadores,dispostos a aprender e apreender,que dialoguem,troquem idéias,enfim,estejam abertos a novos conhecimentos.
          A educação on-line conta ainda com muitos desafios, como por exemplo a abrangência em capacitações de professores em todo Brasil. Mas, a medida em que avança,os desafios são superados: “essas situações,nos obrigam a pensar em processos pedagógicos que compatibilizem a preparação de material e atividades adequadas,a integração de vários tipos de profissionais envolvidos (professores autores,professores orientadores,professores assistentes e tutores) a combinação de tempo real e em momentos diferentes,as avaliações presenciais e a distância. Um outro desafio que Moran cita é definir uma metodologia adequada para cada tipo de curso on-line,pois como se trabalha a distância,requer diferentes planejamentos e equipes pedagógicas competentes.
          A grande dificuldade na aceitação da educação on-line, é que somos frutos de uma educação tradicional, onde a sala de aula tem um grande peso e o professor é visto como o “detentor do conhecimento” e expositor do conteúdo,onde o aluno senta,ouve e “aprende”, como diz o autor: “o modelo cultural e burocrático predominante nas organizações educacionais exercem também um peso avassalador na inércia frente as necessidades de inovar. Tudo é planejado ou decidido de cima para baixo. Os prédios,os currículos,a contratação de professores são feitos em função do atrelamento (muitas vezes,confinamento) a sala de aula.
          O autor não descarta o ensino convencional, tão pouco a presença do professor e aluno em sala de aula. Contudo ressalta que com o avanço das novas tecnologias e o agito da vida urbana,a educação a distância vem crescendo e atendendo as necessidades desse “novo aluno”. E é nesse ambiente virtual que ele, o aluno, fará sua organização do tempo que dispõe e podendo assim acessá-lo a qualquer momento “compatibilizando-o com as demais atividades pessoais e profissionais.”
               

Ana Virginia Barreto de Pontes Diniz.