A surdocegueira é uma deficiência única onde a pessoa apresenta perda da audição e visão ao mesmo tempo. McInnes (1999) subdivide as pessoas com surdocegueira em quatro categorias:
- indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
- indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
- indivíduos que se tornaram surdocegos;
- indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente,quer dizer,não tiveram a oportunidade de desenvolver uma determinada linguagem.
Diante do exposto podemos compreender que a surdocegueira não é considerada deficiência múltipla,pois a pessoa com surdocegueira não recebe as informações do mundo que a cerca, precisando sempre de uma mediação com o uso dos canais sensoriais: tato, olfato, paladar, cinestésico, proprioceptivo e vestibular, enquanto na deficiência múltipla sempre haverá a percepção das informações através de um dos canais: visão ou audição.
As estratégias utilizadas para a aquisição da comunicação das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla são a comunicação receptiva e expressiva. Comunicação receptiva é quando alguém recebe a informação por meio de uma fonte que pode ser a escrita ,a fala, a Libras, etc. A comunicação expressiva é quando requer um comunicador,quer dizer, quando é preciso que uma pessoa repasse a informação podendo ser por meio do uso dos objetos, gestos, movimentos do corpo, etc. O ambiente deve ser planejado e organizado de maneira adequada, respeitando as escolhas e o tempo desses alunos e favorecendo sua interação com pessoas e objetos,isso auxilia a realizar antecipações, obter pistas e escolher com quem quer estar e as atividades que deseja fazer. (Bosco,Mesquita,Maia,2010).
Referência Bibliográfica: A Educação especial na Perspectiva da Educação Escolar. Surdocegueira e deficiência Múltipla. SEE/MEC. Ismênia Bosco,Sandra Mesquita,Shirley Maia, 2010.